fbpx
Blog

Auto Liderança – O resultado que você não tem e NEM IMAGINA o porquê…

Publicado em
7 de junho de 2021

Auto Liderança – O resultado que você não tem e NEM IMAGINA o porquê…

Você já deve ter percebido que o mercado anda muito mais exigente do que no passado, não é mesmo? É...

Você já deve ter percebido que o mercado anda muito mais exigente do que no passado, não é mesmo?

É bem provável que você tenha percebido essa mudança de mercado de tempos em tempos, já sabia que é preciso se renovar e se reinventar…

Sei que você trabalha duro, por horas e mais horas seguidas em busca de resultados, que nem sempre vem… pelo menos não como esperado.

E eu quero mostrar a você o motivo de isso estar acontecendo!

É provável que você esteja cometendo o ERRO mais comuns entre os que se aventuram a empreender, mas podemos resolver isso.

LEIA até o final para entender…

Antes disso, eu preciso contar uma história a você.

Talvez, em um primeiro momento, não faça muito sentido. Mas ao final, você vai entender o motivo de eu querer dividir isso com você.

Entenda que a auto liderança, também chamada de auto gestão, é um ponto chave para que você faça seu negócio ser bem sucedido.

Não adianta trabalhar horas, investir grandes quantias, se você não está no caminho certo rumo ao que verdadeiramente anseia. 

Nunca foi o trabalhar muito ou o trabalhar duro que gerou grandes resultados. Sempre foi o trabalhar inteligente!

Trabalhar com inteligência é a chave para o sucesso de seus negócios.

– Quando você tem uma decisão importante a tomar e a protela, por exemplo, não faz diferença o quão você venha a suar ou quantas horas a mais trabalhe. Se não resolver o que é preciso, seus resultados vão pelo ralo.

Talvez pense: “mas foi só um dia, ou 2, 5, 2 semanas, 1 mês”. Às vezes, um ano – infelizmente tem acontecido -, mas o fato é que só em uma, de tantas outras decisões que precisa tomar, seu tempo e recursos foram desperdiçados.

– Quando, sem um planejamento estratégico, pessoal que seja, você está reagindo e reagindo a cada dia e acreditando estar no controle. Sua horas de trabalhos só se prolongam e se tiver ganhando algo, no máximo algum pouco dinheiro a mais, as perdas – sabemos – são bem maiores na vida.

– As vezes deixando de fazer o que é importante para si, para seus negócios, para fazer algo importante a outras pessoas (pais, irmãos, cônjuge, amigos…), apenas pela enorme dificuldade em dizer não.

– Estar ocupado é algo como uma obrigação para você. Se parar, nossa, é como se tiver cometendo um grande pecado. “Afinal, o que vão pensar de mim?”

Percebe que tudo isso é trabalhar muito, trabalhar duro, e em nada tem a ver com trabalhar inteligente?

Deixe eu contar uma história para você…

Isso sempre aconteceu comigo…. E com você?

É bem engraçado pensar nisso hoje…

Mas, desde a época de adolescência, eu tinha um tino impulsivo e isso em nada tem a ver com a auto liderança e nem eu mesmo sabia disso.

Na época em que era mais jovem, meus amigos me achavam um cara de atitude e as meninas, me viam como um cara corajoso.

Me lembro, que quando algum amigo queria “chegar” em uma menina, mas não tinha coragem, ele me pedia para ir lá.

Confesso que eu sempre me achei por isso, por ter coragem de chegar e fazer acontecer… 

As meninas sabiam da minha fama e gostavam disso.

Só que existia momentos em que eu TRAVAVA!

Você tem ideia de quando era isso?

Pois bem, quando eu gostava de verdade de uma garota, aquela que eu estava apaixonado mesmo, eu NÃO TINHA ATITUDE.

Eu ficava inseguro, com medo e não sabia como agir.

Hoje, já bem mais maduro, eu consigo comparar essa atitude a minha vida empreendedora.

Chegar naquelas meninas para meus amigos, tinham muito mais a ver com a nutrição do meu ego, do que minha real vontade. Isso fazia com que eu blindasse a minha parte emocional e fosse movido pelo cego impulso.

Já quando era para mim, eu sabia o que precisava fazer, mas não tinha coragem. 

Ou seja, o meu “afoitismo” em nada tinha a ver com atitude realmente, pois a real coragem tem a ver com o fazer o que é importante e não com fazer muito ou fazer “duro” que são apenas evidências de estar com o ego no comando, emoções distorcidas, e não a real coragem.

É provável que seus negócios estejam sofrendo exatamente com essa situação.

Muitas vezes você sabe o que de fato tem que ser feito, mas falta atitude para ir lá e realmente resolver.

Ou as vezes, você ainda não conseguiu visualizar o que é preciso, realmente, ser realizado. E por conta disso, fica dando voltas e mais voltas, gastando energia em algo que não trará resultados.

Eu posso e QUERO ajudar você nisso!

Vamos bater um papo?

>> Marque uma reunião comigo agora << 

P.S. a reunião estratégica será agenda mediante análise de aplicação e ajuste em ambas as agendas. Lembrando que, devido a atuarmos de forma dedicada ao negócio de nossos clientes, implementando gestão, operação e marketing com eles, agendamos no máximo 6 reuniões extras – como essa -, sem custos, por semana.

Uma verdade sobre auto liderança que ninguém te conta!

Costumamos achar que líderes nascem com esse dom, que desde muito cedo, mostram que sabem “gerir” pessoas, direcionar equipes e fazer o que deve ser feito.

Isso não é verdade!

Realmente, há pessoas que já nascem com um tino de liderança – e elas não são as que você pensou aí agora, explico já -, mas qualquer pessoa pode lapidar o que é necessário para se tornar um grande líder.

Inclusive, ouso a dizer que DEVE! 

Aquelas pessoas boas em atrair pessoas, gerar um movimento e ter muitas pessoas ao seu redor, que vemos desde a época da escola, não são necessariamente as que tem o tino de liderança. 

Estas tem o tino de audiência e a diferença é que liderança é um movimento constante em atrair, manter e direcionar pessoas no curto, médio e longo prazo a objetivos específicos.

Um verdadeiro líder não está preocupado com o volume. Mas com cada indivíduo de acordo a sua causa.

Chamamos as pessoas de apenas audiência de “líderes” dissonantes (que destoa). Não mantêm um relacionamento real e profundo com o mesmo grupo de liderados no médio e longo prazo, mas conseguem animar “a turma” no momento em que aparecem.

Já o outro tipo, chamados de líderes ressonantes, os reais líderes, que ressoam, mesmo não sendo de volume ao surgirem, mantêm o grupo engajado no tempo em que for necessário rumo aos reais resultados pré-definidos ao coletivo.

Repito e grave isto: estes ressonantes olham as pessoas como indivíduos e não como um aglomerado ou um mecanismo.

Mais centrados em suas posições, os líderes ressonantes não apenas atrai pessoas mas as mantêm por perto pois elas não querem apenas um contato e sim uma convivência ao longo de uma jornada.

E aí que está, os líderes ressonantes são antes de tudo, auto líderes.

Conseguem liderar primeiro muito bem a si mesmo, as próprias atitudes, ao ponto de quando traçarem objetivos terem claros também, de dos verdadeiros ganhos para si, quais são os ganhos para todos os demais envolvidos e se dedicam a este grupo na jornada e não mais apenas em si mesmo.

E como é possível fazer isso?

Após estudos aprofundados e prática, já tendo atendidos individualmente centenas de donos de negócios e executivos, mostro que existem 4 pilares essenciais para você aprimorar ou desenvolver do zero a sua auto liderança. São eles:

1 – Sonhos e ou Propósito

Não posso dizer ser o mais importante, pois os 4 dão sustentabilidade. Porém se existisse o princípio do princípio, ou o pilar máster, como queira chamar, eu diria que era Sonhos e ou Propósito pelo fato de ser a principal chave do autoconhecimento.

Ter claro o que você quer na e para a vida, mesmo não desenvolvendo, a priori, os demais aspectos, te leva simplesmente por mantê-lo na direção.

Não tem a ver com ego, com o seu “mostrar poder”, ser grande ou algo parecido. Mas com o mergulhar em si mesmo para extrair a real essência de quem o é e quem quer ser e ter.

Quando falo costumeiramente em Visão de Vida as pessoas tendem, no primeiro momento, a pensar no externo. E é o foco neste externo que tem levado muitas pessoas, infelizmente, a fracassarem drasticamente ao logo da vida. A direção, fundamental em uma “viagem”, fica confusa.

A Visão de Vida de verdade, íntegra, nasce de quem nós somos e como nos projetamos à e na vida. Esta base vem de extrairmos nossos sonhos e ou propósitos.

Para facilitar o entendimento a você, entenda sonhos como o que queremos da vida e propósito como o que vamos dar à vida.

2 – AutoRresponsabilidade 

Você precisará de determinação, de confiança e de autoestima para aplicar qualquer processo de liderança. Você precisa de coragem.

Então, perceba os pontos a desenvolver para ser considerada uma pessoa autorresoponsável:

Autodeterminação e Autoconfiança. O “auto” é para frisar que vem de dentro. E claro, a Autoestima que o nome já se apresenta.

E o que seria a Coragem?

Coragem vem de “Coração que Age”. Ou seja, também vem de dentro. Assim, quando alinhados aos nossos Sonhos e ou Propósitos, também despertamos naturalmente a coragem.

E acredite, cada ponto desse pode ser mensurável. Você pode medir o seu grau de AutoRresponsabilidade, por exemplo.

Isso porque, só através dela que será possível conquistar a resiliência necessária para ir em busca de seus objetivos.

Você precisa desenvolver mecanismos de estímulos internos que farão você avançar. Com isso, essa energia passará, vai ressoar, ao ambiente em que estiver.

Quantos líderes altamente graduados você conhece e geram resultados pífios?  Então, algo de dentro não ressoa.

3 – Recursos Chave

Sua evolução deve ser constante e por isso, deve estar sempre em busca de melhorar e desenvolver novas competências.

Porém estas competências só estão realmente desenvolvidas quando há resultados reais.

Precisa ter maturidade para entender isso: não é o quanto se sabe que interessa, é o resultado que realmente é gerado.

Isso porque uma competência vem sim através do conhecimento. Porém, não apenas ele, mas sim o Conhecimento + Habilidade + Atitude.

E olha que interessante, a “atitude” principal responsável pelos resultados, é emocional. Ou seja, vem de dentro (lembrando o tópico anterior).

Quem tem competência gera resultados. É simples assim.

Talvez esteja querendo me perguntar: “Evandro, então quais são estas competências principais que preciso desenvolver?”

Não tenho como te dizer aqui agora para não perdermos o foco – me pergunte na reunião -, mas preste atenção aqui aos principais resultados que precisa gerar – que os chamo de Recursos Chave por serem base para gerar mais recursos. Ou seja, para gerar mais resultados:

  • Energia;
  • Tempo de Qualidade; e
  • Dinheiro.

Se suas ações não têm te gerado cada vez mais estes recursos/resultados, é bem provável que ainda não tenha uma percepção sistêmica da vida e isso tem limitado a sua liderança.

Por isso que afirmo que buscar cursos e mais cursos de liderança em nada vai ajudar. Fiz praticamente todos os grandes no país. Vai ser como enxugar gelo ainda que usando palavras mais bonitas.

Na maioria dos casos eu sou capaz de afirmar, e as aplicações de meus clientes comprovam facilmente, o problema geralmente não é a falta de liderança ou o não conseguir vender o volume esperado, o buraco é mais embaixo.

Desenvolva a sua auto liderança.

Todo processo de auto liderança vai demandar o enfrentamento de desafios, e por isso, desenvolver as competências certas que multiplicam estes recursos levará você mais longe e, principalmente, melhor.

Enfrentar estes desafios não é necessariamente doloroso. Pelo menos não precisa ser na maior parte das vezes. Para isso, precisa de suporte, alguém com mais experiência para ajuda-lo inclusive a interpretar melhor e/ou ressignificar.

4 – Foco nos Resultados

A responsabilidade sempre vai estar diretamente ligada a auto liderança. Pois responsabilidade vem de responder a algo. Neste caso, entendeu que principalmente a sua responsabilidade em responder, tomar a frente, sobre o que você deseja, então, autorresponsabilidade.

Será através dela que você conseguirá construir pilares fortes de seu negócio, impulsionando cada um de seus objetivos, por exemplo.

E como percebeu, os 4 pilares são interligados e inseparáveis na auto liderança. Quando se fala de um… logo vem a necessidade do outro. Se Complementam.

Assim é que fica nítido a necessidade do Foco nos Resultados.

Focar nos resultados é como dizer: agora que entende claramente o que quer, porque quer, com quem quer e quando quer, se manter focado a isto é o que vai te mostrar um líder ressonante gerando os grandes resultados desejados. Aquele que tem segurança no que fala e não fica pulando de galho em galho nas ideias na tentativa de agradar, de terceirizar a culpa ou de “se dar bem”.

O Líder Ressonante se mantem firme em suas opiniões porque elas são profundas e não achismos baseados em nada. Assim, fica simples expressar o Foco nos Resultados.

Você não conseguirá liderar efetivamente, sem primeiro se auto liderar.

Com o acompanhamento adequado, fica fácil avançar em busca de um objetivo maior.

Sei que tudo deve parecer muito complexos em sua cabeça ainda, mas quando você começar a trabalhar esses pilares em sua vida pessoal, as conquistas em seu negócio também vão aparecer.

E mais, serão melhores e mais constantes conquistas.

Posso explicar melhor a você cada uma dessas etapas.

E mostrar a você, um método que eu desenvolvi para aprimoramento da auto liderança com aplicação desses 4 pilares (S.A.R.F).

Já foi aplicado por mim em mais de cem executivos e donos de negócios, individualmente, que têm agora seus resultados aumentados constantemente com ações mais leves e inteligentes!

Vamos bater um papo?

Sim, Quero Agendar uma Reunião
P.S. a reunião estratégica será agenda mediante análise de aplicação e ajuste em ambas as agendas.
Lembrando que, devido a atuarmos de forma dedicada ao negócio de nossos clientes, implementando gestão, operação e marketing com eles, agendamos no máximo 6 reuniões extras – como essa -, sem custos, por semana.

Veja Também

Publicado em
7 de junho de 2021

Você não precisa de motivação, o que falta é direção! – LEIA ISSO URGENTE

Querem que você acredite que o que falta em você é motivação… Assim, você acaba acreditando que, de alguma formas,...

Leia mais
Publicado em
7 de junho de 2021

Gestão de Qualidade – A Importância da Estruturação para um Crescimento Previsível e a prova de crise

Diga a verdade: Seu negócio está estruturado em um crescimento previsível e a prova de qualquer crise? Se ficou em...

Leia mais

Agende um horário com um consultor para ter mais tempo livre de qualidade e alta lucratividade.

Você terá, sem custos, um diagnóstico mais aprofundado da situação de seu negócio e um direcionamento para mais lucros, autonomia e liberdades.

Não tem custos para você

Devido ao tempo do consultor, agendamos apenas 6 reuniões individuais de avaliação e feedbacks (diagnóstico) por semana e a depender da aplicação.