fbpx
Blog

Gestão de Qualidade – A Importância da Estruturação para um Crescimento Previsível e a prova de crise

Publicado em
7 de junho de 2021

Gestão de Qualidade – A Importância da Estruturação para um Crescimento Previsível e a prova de crise

Diga a verdade: Seu negócio está estruturado em um crescimento previsível e a prova de qualquer crise? Se ficou em...

Diga a verdade: Seu negócio está estruturado em um crescimento previsível e a prova de qualquer crise?

Se ficou em dúvidas, responda a estas 3 simples perguntas:

Você sabe exatamente qual será a receita de seu negócio, mês a mês, até o final do ano?

Esta receita está representando um crescimento mínimo de 20% comparado a 2020?

E em 5 anos, 2025/26, sem achismo, você sabe quanto exatamente terá crescido?

Talvez o “exatamente” tenha lhe assustado. Mas, olha, não tem a ver com “bola de cristal” e sim com planejamento estratégico bem desenvolvido baseado em testes e não em chutes.

Estruturação de Negócios significa implementar etapas e processos estruturais (gestão, operação e marketing/vendas) voltados a crescimento baseados no que foi definido em um planejamento estratégico prévio que, por sua vez, foi definido baseado em testes e não em achismos.

Estamos passando por um momento bastante nebuloso, onde milhares de empresas foram afetadas devido à pandemia e gestão pública.

As que estão sobrevivendo e até mesmo lucrando nesse período tem 3 características que pude observar muito bem:

  1. Elas tinham/têm um planejamento estratégico bem definido ao ponto de guiar a flexibilização;
  2. Elas tiveram uma rapidez de implementação de novas estratégias;
  3. Elas tinham/têm competências estruturais para implementação e visão de longo prazo;

O seu negócio está encaixado em qual dessas categorias?

Se você me disser que em nenhuma delas, uma que seja, é bem provável que esteja passando por momentos bastante complicados.

Que já tenha percebido que o caixa não vai fechar…

Já deve ter percebido concorrentes crescendo apesar do momento…

E, já até está temendo fechar as portas, pois não enxerga mais como se manter aberto a médio prazo, não é mesmo?

Entendo que pedir calma nesse momento é algo impossível…

As noites de sono ficam prejudicadas, os problemas crescem, a ansiedade bate e você não enxerga a luz no fim do túnel…

Sei o que você está sentindo, entendo bem o sentimento que está aflorando aí, dentro de você.

Mesmo donos de clínicas, consultórios e escritórios, negócios que o mercado suga para cima mesmo quando lhes falta competências estruturais, estão passando por isso… 

Mas quero que entenda que há uma saída. Ou pelo menos, um grande aprendizado para que você se erga antes que seja tarde demais e não cometa o mesmo erro no futuro.

Então, qualquer empresa, de qualquer segmento precisa ter uma gestão de qualidade. Em momentos de crises, isso apenas fica bem mais nítido.

E gestão tem a ver com competências e não com teorias vagas ou achismos. Nem muito menos, e agora sabe disso com propriedade, pode ignorá-la.

Você precisa ter uma percepção de mercado, leitura de cenários e recursos, e, acima de tudo, conseguir delegar rapidamente enquanto se move fazendo o que é importante de verdade.

Para que isso ocorra, vamos precisar entender o seu perfil de profissional e assim, definir a tomada de ação necessária.

Sendo um profissional liberal

Toda vez que converso com empresários, eu faço questão de entender como eles estão tocando seus negócios, até mesmo para aprender algo novo e ou poder ajudar com dicas e informações.

Em meus anos de atuação e diante dos negócios que já pude ajudar, percebo que existem 3 tipos de profissionais liberais bem-sucedidos:

  1. O perito no que faz;
  2. O empresário em seu segmento;
  3. O sócio empresarial em seu segmento.

Você deve estar se perguntando: E qual a diferença entre eles?

Ambos, tem sucesso e são bem-sucedidos, mas pagam preços diferentes para isto!

O perito é aquele empreendedor que tem ótimos rendimentos, até mesmo, bem acima da média. No entanto, ele paga um preço que considero BEM CARO por isso.

Ele vende seu tempo e seu desgaste (energia)…

Está sempre trocando tempo por dinheiro…

Ou seja, se ele ficar doente – atacar o nervo ciático que seja -, ou tiver algum problema familiar que o faça se ausentar, o dinheiro para de entrar.

Além disso, ele acaba dependendo de um empregador. 

Basicamente, podemos dizer que ele é um prestador de serviço. Ele vende sua hora e é remunerado por isso.

Porém, claro, com rendimentos acima da média de sua categoria e tudo dando certo, aprendendo a reaplicar o montante ganho, ele consegue sim no longo prazo a sua independência financeira.

O empresário é um pouco diferente disso, ele não tem limites de lucros, de autonomia e de liberdade, pois depende unicamente de sua gestão. Mas para isso, ele precisou lapidar sua percepção sobre o mundo/mercado (visão), seus valores e suas competências.

Quando está com uma equipe ruim, ele sabe onde está o problema a ponto de dar, ou contratar, o treinamento certo. Ele sabe até que contratar ou remover.

Quando as vendas não vão bem, ele sabe de forma profunda o real problema e não perde tempo com superficialidades atacando apenas sintomas.

Ele não se preocupa, e até agradece, por ter concorrentes. Isso devido a ele entender claramente os tramites de um negócio/mercado e como isso lhe é favorável.

Ele pagou o preço do aprimoramento investindo sua energia, tempo e dinheiro de forma inteligente, o que em si tratando de negócios está longe de ser nos meios tradicionais*, e conseguiu definir pilares firmes, implementando inteligência, ganhando experiência, aplicando o aprendizado adquirido e evoluindo.

*Se o meio tradicional fosse o ideal, 97% dos administradores não ganhariam abaixo de R$ 3.000,00 (segundo pesquisa Catho). E mais, segundo a Approved Index (instituto de pesquisas) divulgado pela Forbes Brasil, 46% dos mais ricos não têm graduação alguma em faculdades.

Ainda enquanto empresário, falando já da opção 3 – o sócio empresarial em seu segmento -, agora a mentalidade é a de contratar sócios e/ou futuros sócios. Essa sem dúvidas é a melhor opção, mas, se não conhecer os tramites de uma sociedade baseada em meritocracia, pode de longe ser a pior opção.

A base é a mesma da opção um e dois, porém, com a mentalidade um pouco mais amadurecida com visão sistêmica e com a crença forte de ganha-ganha com sua equipe.

Neste terceiro caso você adentra ou contrata sócios peritos em cada área chave. E suas perícias devem ser comprovadas por dois aspectos muito bem definidos: performance e cultura organizacional.

Sei que você também é capaz de atuar bem nas opções 2 e 3! Elas são as que vão te fornecer efetivamente mais lucros, autonomia e liberdades.

Basta desenvolver o seu lado profissional liberal gestor e se tornar bem-sucedido.

Gestor no sentido de gerir seu negócio, caso tenha montado um como escolha.

Ou gestor no sentido apenas de Auto Gestão, caso a sua escolha tenha sido a de seguir como um perito gerindo a própria carreira.

Olhe este gráfico para ter uma percepção melhor do que acabei de lhe apresentar:

O perito, linha amarela, financeiramente ele desponta com maiores rendimentos. Porém, chega um momento que não tem muito como os rendimentos dele crescerem significativamente. E, com um tempo, estabilizado, passa a cair devido a novos entrantes e tecnologias no mercado, além da própria disposição e saúde física.

Já o dono de negócio, linha azul, embora inicie mais investindo e tendo pouco retorno devido a estruturação – observe que há sempre o retorno ou a estruturação estará falha – entra numa crescente de escala. Além dessa crescente, o principal ganho é que seu negócio agora tem sistemas que funcionam de forma independentes a sua presença, ou seja, ganha liberdade por ter uma empresa crescendo mesmo enquanto tira férias.

Inclusive uma grande vantagem que os Profissionais Liberais tem frente a grande maioria dos demais profissionais é que eles se graduaram em algo que resolve um problema real e centenário. Muitos negócios que surgem são baseados em necessidades que nem existem ou não têm tamanho a importância.

Sabe como descobrir isso mais a fundo e aplicar em seu negócio?

Aplicando uma Gestão Inteligente!

Agende aqui uma reunião estratégica sem custos conosco que vamos te mostrar como 

P.S. a reunião estratégica será agenda mediante análise de aplicação e ajuste em ambas as agendas. Lembrando que, devido a atuarmos de forma dedicada ao negócio de nossos clientes, implementando gestão, operação e marketing com eles, agendamos no máximo 6 reuniões extras – como essa -, sem custos, por semana.

É fácil esse desenvolvimento?

Talvez, até muito mais simples do que você imagina…

A grande chave para o sucesso e para um desenvolvimento assertivo, é ter acesso às informações e mecanismos corretos.

Ter o acompanhamento adequado. Não teorias vagas ou que funcionaram apenas em multinacionais ou empresas atípicas.

E não tem mistério ou grandes fórmulas, o sucesso é construído através de estudo adequado no contexto e aplicação com os recursos que têm.

Mais nada!

O pequeno dono de negócio, geralmente por inexperiência, pensa que a falta de dinheiro é o seu problema. Mas, na verdade, o dinheiro somente acelera o crescimento se houver uma boa estruturação por trás e, havendo esta estruturação, o negócio já vem crescendo por si só.

Sem isto, o recurso financeiro vai acelerar à falência ainda que venda mais.

Imagine injetar todos os dias mais vitaminas em seu corpo. Possivelmente sebe que pode morrer de overdose, mesmo sendo vitaminas, correto? Em negócio é igualmente, existe ciclos relacionais, processos que se contrabalançam, para um crescimento saudável, constante e previsível.

Daí você já deve ter lido em alguma grande obra sobre negócios a fundamental importância de desenvolver a visão sistêmica. É isso, uma parte da estruturação.

Posso ajudar você a acelerar esse processo, mostrando a você como é possível aplicar uma Gestão Inteligente da forma certa!

Uma gestão de qualidade, inteligente, implementa contigo, fazendo os estudos certos, no seu contexto, em seu cenário, com seus recursos e anseios, juntamente contigo para que aprenda e também ganhe esta autonomia.

Se você achar que já está pronto para mais e quer avançar logo a passos mais largos…

Se quer ter mais previsibilidade em seu crescimento;

Se quer mais lucro líquido de verdade tendo qualidade de vida em paralelo;

Se quer ver sua equipe engajada, a todo vapor e contente por isso;

Se quer ser reconhecido de fato pelas transformações reais que leva ao mercado…

Vamos precisar bater um papo, pois assim como um médico precisa analisar seu paciente antes de diagnosticar e passar o tratamento, eu preciso compreender sua percepção e momento, entender a forma com que toca seus negócios e assim, entendermos se já está pronto e posso atende-lo para uma estrutura segura.

Vamos marcar uma reunião?

Sim, Quero Agendar uma Reunião
P.S. a reunião estratégica será agenda mediante análise de aplicação e ajuste em ambas as agendas.
Lembrando que, devido a atuarmos de forma dedicada ao negócio de nossos clientes, implementando gestão, operação e marketing com eles, agendamos no máximo 6 reuniões extras – como essa -, sem custos, por semana.

Veja Também

Publicado em
7 de junho de 2021

Você não precisa de motivação, o que falta é direção! – LEIA ISSO URGENTE

Querem que você acredite que o que falta em você é motivação… Assim, você acaba acreditando que, de alguma formas,...

Leia mais
Publicado em
7 de junho de 2021

Auto Liderança – O resultado que você não tem e NEM IMAGINA o porquê…

Você já deve ter percebido que o mercado anda muito mais exigente do que no passado, não é mesmo? É...

Leia mais

Agende um horário com um consultor para ter mais tempo livre de qualidade e alta lucratividade.

Você terá, sem custos, um diagnóstico mais aprofundado da situação de seu negócio e um direcionamento para mais lucros, autonomia e liberdades.

Não tem custos para você

Devido ao tempo do consultor, agendamos apenas 6 reuniões individuais de avaliação e feedbacks (diagnóstico) por semana e a depender da aplicação.